Resenhas:

[RESENHA] Enquanto eles dormiam - Donna Leon




Olá queridos leitores, como estão?
É carnaval e acabei de terminar este livro  que para mim deixou muito a desejar, infelizmente.

DESAFIO LITERÁRIO 55 LIVROS: 37- Livro a mais de 1 ano na estante

SOBRE O LIVRO:  É início de primavera em Veneza. Tomado pelo tédio, o comissário Guido Brunetti já perdia as esperanças de qualquer ação, até que recebe uma estranha visita. Mais uma vez retratando as peripécias desse atípico detetive - amante da boa mesa e da literatura e casado com uma intelectual filha de um conde veneziano - em meio a canais, praças e vielas que ele conhece como ninguém, Donna Leon conduz os leitores agora aos subterrâneos de uma misteriosa organização religiosa, protegida por figurões da cidade. Brunetti precisará de muita cautela e astúcia para aplacar a influência dos poderosos, inclusive de seu chefe, e proteger uma boa alma. 










Com diálogos rasos e uma história pouco desenvolvida, Dona Leon nos apresenta mais uma história com o detetive da polícia de Veneza, Guido Bruentti.
Desta vez uma ex-freira, da Irmandade da Cruz, vai até ele desconfiada de que algumas mortes ocorridas no asilo onde trabalhava aconteceram deliberadamente, embora aparentemente todos tenham morrido de forma natural.
Mesmo sem ter nenhuma pista de que isso seja verdade, Brunetti passa a investigar e descobre o envolvimento de uma misteriosa facção da igreja católica.
Com esse enredo misterioso e com a possibilidade de criar uma história incrível,a autora deixa a desejar, nos apresentando mais do mesmo. Uma história morna, com personagens sem empatia e nada que realmente prenda a atenção.
Brunetti é o típico investigador que tantas outras vezes já nos foi apresentado. Ele passa praticamente a história inteira interrogando outros personagens, sem chegar a conclusão alguma. Os momentos em que ele não está nesse processo infrutífero, ele está com a família ora almoçando, ora jantando. Sim, sua vida se resume apenas a isso,
A autora quer tanto demonstrar como é a vida de uma típica família italiana.nos empurrando essas informações goela abaixo, mesmo que isso se perca durante a leitura. Junte a isto os outros personagens com pouco ou nenhum carisma e temos uma história facilmente esquecível.
A igreja católica é o cerne da história e enquanto Brunetti ora investiga, ora conversa com a família sobre o assunto, Donna segue um caminho bem triste expondo sua opinião sobre religião de maneira mais triste possível, falando de modo pejorativo, ás vezes até com escárnio.
Creio que essa não era a proposta da história e isso foi desnecessário, pois além de não acrescentar nada ao texto, ainda nos causa um certo desconforto.
Há uma linha tênue entre opinar e ofender e infelizmente Donna ultrapassa em muito esta linha.
A única personagem que merece destaque é a Elettra, assistente da polícia. Ela traz a leveza e diversão que o texto tanto precisa. Infelizmente, assim como os outros personagens que não fluem, ela passa meio que apagada.
Ela poderia ser um ''Watson" para Brunetti, pois ela é inteligente, esperta e divertida e todas informações importantes que Brunetti consegue, tem Elettra como fonte.
A pobreza dos diálogos também foi algo que me incomodou bastante. Eles são tão incoerentes e muitos deles desnecessários.  A maioria não acrescentam nada à história.
Talvez seja essa a tentativa de Donna de nos causar empatia. E na verdade isso só torna tudo mais cansativo.
Não há reviravoltas nem surpresas e o texto segue dessa forma morna até seu final, que longe de ter um ápice, passa despercebido.
Terminamos o livro com aquela nítida sensação de que falta algo, com um final sem a menor graça. A obviedade da estória é deprimente.
Faltou cadência e o final tão chinfrim só veio para confirmar a falta de desenvolvimento do livro.


CLASSIFICAÇÃO:  





Título: Enquanto Eles Dormiam
Título Original: Quietly in their sleep
Série:  Guido Brunetti 
Autor: Donna Leon
Tradutor: Carlos Alberto Barbaro
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 288
Ano: 2010
Gênero: Polícial
ISBN: 13-9788535917796
Saiba mais: Skoob
Onde Comprar: 
 


2 comentários:

  1. Oi Juliana, tudo bem?

    Pela premissa pareceria ser um policia legal, mas sem um bom desenvolvimento e com o fim óbvio já perde muitos pontos mesmo...

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Olá, quando lemos um livro e já sabemos o final fique muito previsível e o leitor acaba desistindo da leitura. Gosto de livros com uma pitada de investigação.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu!
Deixe seu comentário e não esqueça de deixar o endereço de seu blog, para que eu possa dar uma espiadinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...