Resenhas:

[RESENHA] O Iluminado - Stephen King



Oi leitores!

Hoje é dia de RESENHA!
Estou com as postagens de resenhas super atrasadas, esse livro foi o primeiro que li esse mês.  

Vou fazer uma semana de resenhas, para por tudo em dia e para começar, trago a resenha de O Iluminado de Stephen King.
Tinha uma curiosidade infinita com relação a esse livro e devo dizer que King excedeu minha expectativa.


DESAFIO LITERÁRIO 55 LIVROS: 43 - Livro do Stephen King


SINOPSE:  O romance, magistralmente levado ao cinema por Stanley Kubrick, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores. A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.


Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.

Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. 



Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.



Comecei a ler esse livro com a expectativa do tamanho do Everest, afinal esse livro deu origem ao papel mais famoso interpretado por Jack Nicholson. E King excedeu minhas expectativas.
Jack Torrance é um incrível escritor que tem tudo que deseja: um ótimo emprego, uma casa incrível em uma vizinhança maravilhosa, seu filho estuda em uma escola renomada e eles são respeitados por todos. No entanto ele põe tudo a perder por conta do seu vício em álcool.
Ele é casado com Wendy, uma mulher forte e batalhadora que, após o nascimento do filho, se dedicou a cuidar dele e de casa.  O filho dos dois, Danny, é um garotinho de 6  anos, mas não é um menino comum. Ele é iluminado. Ele é capaz de ouvir pensamentos, viajar ao presente, passado e futuro.
“O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia a você, nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa e deixam as pessoas que os amam sozinhas. As vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas. O mundo não ama você, mas sua mãe o ama e eu também.” 
Tentando se recuperar  e provar que agora ele é um novo homem,  que está longe do vício, ele aceita o emprego oferecido por seu amigo, como zelador do Overlook Hotel. Na época de inverno o hotel fica isolado de tudo e precisa de alguém para cuidar dele.
O problema é que o Overlook não é um hotel comum. Houve tanta violência, tantas mortes sem solução que o ódio e o rancor  estão impregnados em cada canto do Hotel. Há espíritos malignos esperando sua próxima vítima.

"Promessas foram feitas para serem quebradas, meucaro redrum, para serem quebradas, partidas,despedaçadas,malhadas."

Lendo este livro entendi porque o Joey do seriado Friends guarda esse livro no congelador. Ele é terrivelmente assustador, Aquele tipo de livro que ora desejamos continuar lendo para saber o que acontece, ora nos assustamos tanto que não conseguimos parar de pensar nele.
Foi enervante acompanhar a família Torrance no Overlook, enquanto pouco a pouco, Jack deixa de ser ele mesmo para se tornar parte do hotel. Quando o hotel o domina por completo, ele tem uma nova vítima: seu próprio filho Danny.
O hotel quer o poder, quer sua independência, quer mais e mais maldades e para isso precisa de Danny, assim como precisa de Jack para cumprir esse desejo.
Quanto mais eu lia esse livro mais eu me via envolvida com os personagens e com o próprio hotel. Minha vontade era sair de casa e ir salvar Danny, pois ele é um menino tão especial que merecia ser protegido. Não que a mãe dele não se esforce. Ela é forte, justa e verdadeira e passa por situações que ninguém deveria passar.Mas ela não é forte o bastante para superar o poder do Hotel.
O clima de tensão e angústia segue durante toda história e o final foi de arrepiar. Embora tenha me deixado um pouco triste, o final foi ao mesmo tempo surpreendente e aterrorizante.
O único ponto negativo da história é o quanto ela demora para desenrolar. O começo é um tanto cansativo, pois detalha cada aspecto da vida de Jack, Danny e Wendy. Mesmo assim , é uma história que vale a pena. Sério, VALE MUITO A PENA!
Esse é o segundo livro que leio de King e com certeza nem se compara ao primeiro, que foi uma decepção só.
King sem dúvidas merece o título de rei do terror.

CLASSIFICAÇÃO: 








Título: O Iluminado   
Título Original: The Shining
Autor: Stephen King
Editora: Suma das Letras
Páginas: 463
Ano: 2012
Gênero: Terror
Saiba mais: Skoob

Onde Comprar: CLIQUE AQUI 
  

Ah, e para quem não viu o vídeo do Joey escondendo o livro no congelador,segue o vídeo:


4 comentários:

  1. Oii Juliana!
    Eu nunca li nada do King... Todo ano eu sempre prometo a mesma coisa "Esse ano eu leio Stephen King", mas ai acabo não lendo, sei que ele é bastante elogiado, suas histórias são as melhores no gênero de terror. Um dia eu leio, ótima resenha!

    Beijinhos!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  2. Oi! São histórias bem interessantes, mas não sou fã de terror kkkkk e só de ler a resenha me deu dó de Danny. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  3. Olá, confesso que ainda não li nenhum livro do Stephen King por não ser muito o meu gênero. Mais quem sabe um dia. ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é muito bom <3 Mas as verdadeiras obras do King são as fora da caixinha do cinema, sério, leia as obras dele que não foram adaptadas e que não sejam "icones", são um estilo completamente diferente! E gostei da resenha <333

    bjs, Carol | Espilotríssimo
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu!
Deixe seu comentário e não esqueça de deixar o endereço de seu blog, para que eu possa dar uma espiadinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...