Resenhas:

[RESENHA] Extraordinário - R.J.Palacio


Ola leitores, como estão?

Hoje é dia de resenha desse livro que tocou fundo no meu coração.


DESAFIO LITERÁRIO 55 LIVROS: 6 - Que o título tenha apenas uma palavra


SOBRE O LIVRO: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
















Auggie não é um menino comum. Ele é extraordinário.
Os médicos o consideram um milagre da medicina, haja vista todos os problemas de saúde que ele tem. Mas Auggie superou as expectativas e agora está pronto para ir para a escola pela primeira vez, com 10 anos de idade. Ele sempre estudou em casa, não por sua família ser aquele tipo excêntrico, mas porque desde pequeno ele precisa de cuidados especiais. 
Agora depois de sua última cirurgia, ele está pronto para ir à escola e interagir com crianças de sua idade. O problema é que, devido sua condição genética, Auggie tem uma deformidade no rosto.

"Sei que não sou um garoto de dez anos comum Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um X-Box. Essas coisas me fazem comum, por dentro."

É neste cenário que conhecemos cada personagem do livro, em especial o Sr.Buzanfa (sim, há muitas piadas sobre esse nome), que é mais do que o diretor da escola, é um verdadeiro sábio quado se trata de convívio humano.
Neste universo novo para August e tão comum para nós, vamos acompanhando o amadurecimento de cada personagem, inclusive de Augie, que ensina a todos personagens e a nós leitores, a importância de se enxergar além das aparências.
Fui às lágrimas inúmeras vezes, pensando em quantas pessoas são humilhadas e vilipendiadas por serem diferentes, seja por sua opção sexual, raça, religião e até mesmo, como no caso de Auggie, por um problema genético?
Quantas vezes nos pegamos descartando e pré-julgando apenas por não conseguir enxergar além das aparências?
Ler esse livro foi como tomar uma dose de doçura, que afirmou a importância de amar e respeitar ao próximo. Parece piegas, mas não é isso que falta no mundo? Mais amor e compreensão?
Não pense que o livro é apenas triste, ele também é engraçado e bem humorado, pois apesar de tudo que passou, Auggie consegue manter o bom humor e rir de si mesmo.
Foi uma experiência maravilhosa e enriquecedora acompanhar cada mínima conquista do  August. Me apaguei a ele,com todo amor que ele merece receber. Auggie é extarordinário, de verdade. Sabe enfrentar os problemas, ri de si mesmo, é esperto, divertido e engraçado. É amoroso, carinhoso e se importa com os outros.

"Deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós."

A autora aborta de forma doce e encantadora a importância da amizade, lealdade, respeito e luta. Trata de temas difíceis como auto-piedade, mudança e preconceito, não de forma a nos chocar, mas de um jeito gentil que nos faz querer ser melhor.
Os capítulos dos livros são divididos entre os personagens, o que é bem legal, pois dá uma visão mais ampla dos acontecimentos, bem como a forma como cada um é afetado por Auggie, seja de forma positiva ou negativa.
No começo, ele precisa enfrentar muitos desafios e diversos tipos de constrangimentos.  No entanto, sua decisão de ser forte e não desistir, desperta o melhor em todos ao seu redor, inclusive em cada leitor.
Sutil, delicado e atraente, essas são algumas das qualidades que me fizeram amar esse livro e considerá-lo um dos meus favoritos.

"Todo mundo deveria ser aplaudido de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."
CLASSIFICAÇÃO:









Título: Extraordinário
Título Original: Wonder
Autor: R.J Palacio
Editora: Intrínseca 
Páginas: 320
Ano: 2013
Gênero: Juvenil
Saiba mais: Skoob

Onde Comprar: CLIQUE AQUI 

Um comentário:

  1. Olá, extraordinário é um dos meus livros favoritos a leitura é suave e muito reflexiva. E hoje saiu o trailer super ansiosa para o filme que só é em novembro.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir

Esse espaço é seu!
Deixe seu comentário e não esqueça de deixar o endereço de seu blog, para que eu possa dar uma espiadinha!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...